Aulas sobre tecnologia na Unati UespiA Universidade Aberta à Terceira Idade-Unati da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está fazendo uso da tecnologia através da disciplina “Capacitação continuada em tecnologia”, em sua grade curricular. visando proporcionar bem-estar na terceira idade.
As aulas acontecem no laboratório de Artes, nas manhãs de quinta-feira. A disciplina é ministrada pela professora Maria José da Costa Machado, Bacharel em Ciências da Computação e Mestre em Computação aplicada pela UnB. “Capacitação continuada em tecnologia é aprender algo novo todos os dias. Diariamente é lançado um novo equipamento, uma nova forma de lidar com fraudes. As minhas aulas são cíclicas, uma vez que a ideia da disciplina é uma orientação continuada em tecnologia”, ressalta a educadora.
Maria José Machado se apresentou na Unati em 2010 para dar apenas uma disciplina e nunca mais parou de lecionar para o público da terceira idade. A docente destaca que é excepcional fornecer aula para os idosos. “Dar aulas para Unati é muito desafiador, porque normalmente um curso de informática separa as pessoas por causa de níveis e aqui não. Eu faço a adequação do conteúdo para que possa abranger todos os discentes, sendo ele um pós-graduado ou uma dona de casa. O trabalho a ser feito com a turma é alinhar, conhecer melhor as pessoas e só depois dou seguimento com as aulas”, ressalta a professora.
A professora almeja criar projetos que auxiliem alunos e professores. Ela explica que não são apenas os idosos que precisam desse conhecimento. “Eu quero criar um programa na UESPI para que todos os alunos, principalmente dos programas que a Universidade oferece”, finaliza.
Para a discente Maria Inês Dantas Nascimento, 67 anos, que chegou bem leiga sobre tecnologia, hoje ela encara as aulas como forma de se manter atualizada sobre o mundo. “Antes, eu só sabia o básico, que era mexer no WhatsApp, porém, hoje, com as aulas me mantenho informada sobre o que está acontecendo”, destaca a aluna.