Título de eleitor : prazo para emitir ou regularizar termina na quarta-feira (4)

Termina na próxima quarta-feira (4) o prazo para emitir o título de eleitor pela primeira vez ou regularizar, transferir o domicílio eleitoral, incluir nome social e solicitar transferência de local de votação, no caso de idosos com dificuldade de mobilidade.

A busca por regularizar a situação do título de eleitor aumenta com a proximidade do fim do prazo. A Justiça Eleitoral amplicou em diversos estados o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais. Mas calma, você pode fazer tudo pela internet pelo autoatendimento do eleitor e votar nas eleições 2022.

Título de eleitor pela internet

Todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.


Emitir o título pela internet é fácil e rápido

O procedimento é bem simples. O eleitor deverá ter em mãos alguns documentos e em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Você pode até imprimir o seu título.

No meio digital disponilizado pela Justiça Eleitoral é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados.

Como tirar o título de eleitor pela internet? Vídeo ensina

A justiça eleitoral disponibilizou no Youtube um vídeo que ensina o passo a passo para usar o autoatendimento do eleitor. Você vai precisar você vai precisar de um documento de indentificação com foto, do comprovante de residência e de quitação com o serviço militar (homens de 18 a 45 anos).

Assista o vídeo COM O PASSO A PASSO PARA USAR O AUTOATENDIMENTO DO ELEITOR

Cancelamento de títulos foi suspenso pelo TSE

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

No mês passado, o TSE suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro.

Prazo final termina quarta-feira

A data final de 4 de maio é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Durante esse período, o cidadão poderá resolver todas as suas pendências.

Com Informações do Jornal Diário do Povo

Cotação Dólar | USD para BRL

relacionadas

talvez você goste