Receita Federal inicia a primeira fase da Operação Retribuição

Nesta terça-feira (14/02), a Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram 1º fase da operação Retribuição para coibir crimes organizados envolvendo contrabando, sonegação fiscal e lavagem de bens, valores e capitais.

Foram cumpridas ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal da 9º Vara Criminal de Curitiba/PR de busca e apreensão e sequestro de bens e valores na cidade de Ivaiporã/PR. A Justiça determinou ainda, o bloqueio de bens e valores em contas bancárias e investimentos financeiros dos investigados.

As investigações apontam que os investigados tinham como principal atividade a importação de cigarros vindos do Paraguai e sua posterior distribuição para comércios localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e a lavagem de dinheiro mediante estabelecimento comercial de fachada e uso de contas de laranjas, os quais eram utilizados para dar aparência de legalidade às atividades ilícitas.

De acordo com as investigações, somente em 2021, os investigados movimentaram cerca de R$ 9 milhões. Também foi apurado que um dos investigados, já foi condenado pelo crime de contrabando de cigarros e possui dívida ativa com a União oriundos do referido crime. O valor devido à Fazenda Pública Federal chega a, aproximadamente, um milhão de reais.

Fonte: Receita Federal

Com Informações DO POVO | Jornal Diário do Povo

Cotação Dólar | USD para BRL

relacionadas

talvez você goste