Rafael Fonteles participa de comemorações da adesão do Piauí à Independência do Brasil

O governador Rafael Fonteles participou de culto e missa em ação de graças e fez a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na manhã deste domingo (22), em Piracuruca na comemoração ao bicentenário da adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Durante as solenidades religiosas, o governador reforçou a importância de reconhecer e valorizar a história do Piauí e sua importância na Independência do Brasil. “A razão de estarmos aqui é em agradecimento primeiramente a Deus, mas também aos nossos antepassados que lutaram bravamente e foram verdadeiros heróis, sendo responsáveis pela consolidação da Independência e pela liberdade do nosso povo”, disse.

Na cerimônia de outorga, o governador enfatizou o seu objetivo, que é relembrar a luta do Piauí por sua independência, além de reconhecer o trabalho e serviços prestados por alguns profissionais no Estado e condecorá-los. Dentre os homenageados estavam forças da segurança, lideranças políticas, professores, jornalistas, secretários municipais e outros.

“Nessa nova independência, que cada cidadão tenha oportunidade de trabalho e uma vida digna. Então viemos agradecer a Deus pela data, pelos nossos ascendentes e pedir sabedoria para governar este estado, sem nunca esquecer que a prioridade são os mais pobres”, disse.

Rafael Fonteles anunciou ainda que um monumento em alusão à Independência será inaugurado em breve no município de Piracuruca, na Lagoa do Jacaré, que foi palco de muitas lutas em prol da liberdade do povo piauiense.

“Assim como temos em Campo Maior, por conta da Batalha do Jenipapo, teremos aqui. Esse é um projeto nosso desde o PRO Piauí, que agora como governador, terei a oportunidade de contratar, fazer e inaugurar”, pontuou.

Escola de quase 100 anos será reformada e ampliada pelo Governo
O governador visitou a histórica escola Anísio Brito, muito tradicional em Piracuruca e com quase 100 de anos de existência, que está em fase de ampliação e reforma com investimentos do Governo do Estado. Ainda neste ano, as obras serão concluídas.

Atividades em alusão à Independência seguem em Oeiras
Nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), em Oeiras, o governador dá continuidade às atividades em comemoração aos 200 anos da Independência.

Nesta segunda-feira, ele prestigia a noite cultural na Praça das Vitórias. Na terça-feira, participa de honras militares e da aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins (Visconde da Parnaíba) – Monumento 24 de Janeiro. Fonteles participa ainda de missa e culto em ação de graças, além de uma nova cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Inauguração da reforma de areroporto de Piripiri
O governador Rafael Fonteles inaugurou na manhã deste domingo (22), o aeroporto de Piripiri, cidade situada a 165 quilômetros ao norte de Teresina. A obra custou R$ 2,5 milhões e se configura numa estratégia para abrir possibilidades de desenvolvimento econômico e melhoria de serviços para a população piripiriense.

“Estamos olhando o Piauí como um todo. Cada município e região são importantes e tem suas especificidades. Tem região que o importante é o acesso a água, tem região que o principal problema é a geração de emprego e renda. Cada território sendo tratado da sua maneira para gente alcançar cada vez mais o desenvolvimento do nosso povo”, declarou Fonteles.

O aeroporto faz parte de um projeto de expansão aeroviária originário do PRO Piauí, programa de investimentos coordenado por Rafael Fonteles na gestão do então governador Wellington Dias. A meta é entregar, neste ano, 15 pistas para aeronaves no território piauiense. Piripiri, Oeiras, Castelo, Barras e Luzilândia estão entre os municípios contemplados. Fonteles solicitou estudos para analisar a inclusão de Piracuruca e Pedro II.

De acordo com o secretário dos Transportes, Jonas Moura, os aeroportos e pistas de pouso e decolagem fortalecem as conexões com municípios e estados vizinhos.

“Ajuda na área da saúde, ajuda o comerciante, a área de serviços, porque agora tem mais uma possibilidade de chegar mais rápido à cidade de Piripiri” destaca.

Para a prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, a obra representa a realização de um sonho da população e deve trazer reflexos no turismo e na economia local.

“O investidor não queria vir, o empresário que mora fora, que queria investir, não vinha porque não tinha segurança. Agora tem! Tem um aeroporto que é padrão, inclusive, muito parecido com o de São Benedito (CE), a mesma capacidade, e estamos agradecendo ao governador Rafael Fonteles” ressaltou.

Rafael Fonteles entrega reforma do aeroporto de Piripiri

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

Com Informações do Diário Piauí | Jornal Diário do Povo

Cotação Dólar | USD para BRL

relacionadas

talvez você goste