Conecte-se conosco

Política

Mão Santa quer viabilizar novo nome para terceira via, diz Dr. Pessoa

Dr. Pessoa e Mão Santa, segundo o prefeito de Teresina, trataram das eleições de 2022 e o prefeito de Parnaíba disse querer ajuda para viabilizar novo nome para terceira via

Publicado

em

Mão Santa quer novo nome para terceira via, diz Dr. Pessoa.
Com informações do Jornal Diário do Povo

O quadro político para 2022 está longe de ser definido. No último final de semana, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se encontrou com Mão Santa, prefeito de Parnaíba no que parece ter sido um encontro político sobre a formação de uma terceira via para o governo do Piauí.

Segundo Dr. Pessoa, Mão Santa teria sinalizado a intenção de formar uma terceria via, pedindo ajuda para “viabilizar um nome novo para governador no próximo ano”.

Mão Santa é uma liderança do Democratas, partido que está em fase final de fusão com o PSL na formação do União Brasil. Há uma disputa pelo comando da nova sigla, que tem o maior tempo de televisão e o maior fundo partidário e eleitoral para o próximo ano.

Na corrida pela presidência está o ex-deputado Heráclito Forte ao lado de Ronney Lustosa, ex-vice prefeito de Teresina. Os dois são do Democratas. Pelo PSL, o vereador de Teresina, Luiz André, tenta se manter no comando da sigla e até pouco tempo teria, para isso, o apoio do ministro Ciro Nogueira (Progressitas).

Amigo pessoal do advogado pernambucano Antonio Rueda, um dos caciques do PSL, Ciro Nogueira foi alvo recente de críticas de Ronney Lustosa que apontou a interferência do cacique do centrão nos rumos do União Brasil em Teresina.

A imprensa divulgou recentemente que Ciro Nogueira teria oferecido o comando do partido para o próprio Dr. Pessoa. Diante da baixa densidade política de Luiz André, seria mais fácil para Ciro interferir para o prefeito da capital ficar com o partido.

O fato também desagradou os líderes do Democratas.

Mão Santa não quer Iracema Portela e Silvio Mendes?

A fala de Mão Santa demonstra que o prefeito de Parnaíba não tem interesse em subir no palanque de Iracema Portela e Silvio Mendes. Apesar de haver uma parceria adminsitrativa entre ele e Ciro Nogueira, tudo indica que Mão Santa caminha na busca por uma terceira via.

Mão Santa e Heráclito Fortes mantém uma forte relação política há muitos anos. É bem mais provável que o prefeito de Parnaíba apoie as intenções de Heráclito comandar a sigla. Seria a partir dos dois a formação de uma terceira via no Estado com o comando do partido com o maior volume de recursos disponíveis.

Se a ideia vingar, nasce uma frente contra Ciro Nogueira e Wellington Dias.

João Vicente Claudino mantém proximidade com Heráclito Fortes

De malas prontas para o Podemos, o ex-senador João Vicente Claudino tem mantido contatos com o ex-deputado Heráclito Fortes e pode fazer parte da composição de uma terceira via.

O cenário nacional de proximidade de uma ala do União Brasil com Sérgio Moro, pré-candidato a presidente pelo Podemos, partido que será comandado por Claudino, pode fomentar a união também na política piauiense.

No último dia 15 de novembro, o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, se encontrou com Sérgio Moro. Os dois discutiram uma aliança para 2022. ACM é aliado histórico de Heráclito Fortes.

O caminho dos líderes Mão Santa, Heráclito Fortes e João Vivente Claudino pode levar à união política no Piauí.

Autor: Fábio Sérvio / Jornal Diário do Povo

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Portal Capital Teresina | Jornal Diário do Povo | Editora Capital Teresina Ltda