Conecte-se conosco

Cotidiano

Jovem morreu afogado enquanto pescava no açude Joana em Pedro II

Afogamento é a terceira maior causa de morte entre adolescentes no mundo. Caso aconteceu em Pedro II

Publicado

em

Um jovem morreu afogado enquanto pescava com três amigos no açude Joana, localizado no município de Pedro II, no Norte do Piauí. O jovem não teve o nome revelado. Ele tinha 16 anos e desapareceu na manhã desta segunda-feira (22). O Corpo de Bombeiros de Parnaíba foi acionado para fazer as buscas do corpo do jovem que se afogou no local. Até o fechamento dessa matéria o corpo do adolescente de 16 anos não havia sido localizado.

Segundo o capitão Edson Oliveira, da Polícia Militar de Pedro II, a vítima estava pescando, foi mergulhar no açudo e não emergiu. “Ele foi mergulhar e se afogou no açude. Os amigos tentaram socorrer, mas não conseguiram”, disse Oliveira.

Jovem se afoga: acidente é a terceira maior causa de morte entre adolescentes no mundo

O afogamento ocorre, em geral, por asfixia em virtude da aspiração de líquido, que obstrui as vias aéreas e é responsável por alterações nas trocas gasosas, que levam à hipoxemia (insuficiência das taxas de oxigênio no sangue) e acidose metabólica.

Entre adolescentes, o afogamento é a tereira maior causa de mortes no mundo, superando a de adultos, que é a quarta maior causa. Em geral, o afogamento se dá por asfixia pela aspiração de líquidos que obstruem as vias aéras resposáveis pelas trocas gasosas e provoca a hipoxemia (falta de oxigêneo no sangue. As vítimas tentam prender a respiração e debatem-se de forma desodenada, involuntariamente aspirando grande quantidade de água que encharca os pulmões. Em 10% a 15% dos casos de afogamento a morte ocorre em poucos minutos.

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Portal Capital Teresina | Jornal Diário do Povo | Editora Capital Teresina Ltda