Um jovem morreu afogado enquanto pescava com três amigos no açude Joana, localizado no município de Pedro II, no Norte do Piauí. O jovem não teve o nome revelado. Ele tinha 16 anos e desapareceu na manhã desta segunda-feira (22). O Corpo de Bombeiros de Parnaíba foi acionado para fazer as buscas do corpo do jovem que se afogou no local. Até o fechamento dessa matéria o corpo do adolescente de 16 anos não havia sido localizado.
Segundo o capitão Edson Oliveira, da Polícia Militar de Pedro II, a vítima estava pescando, foi mergulhar no açudo e não emergiu. “Ele foi mergulhar e se afogou no açude. Os amigos tentaram socorrer, mas não conseguiram”, disse Oliveira.
Jovem se afoga: acidente é a terceira maior causa de morte entre adolescentes no mundo
O afogamento ocorre, em geral, por asfixia em virtude da aspiração de líquido, que obstrui as vias aéreas e é responsável por alterações nas trocas gasosas, que levam à hipoxemia (insuficiência das taxas de oxigênio no sangue) e acidose metabólica.
Entre adolescentes, o afogamento é a tereira maior causa de mortes no mundo, superando a de adultos, que é a quarta maior causa. Em geral, o afogamento se dá por asfixia pela aspiração de líquidos que obstruem as vias aéras resposáveis pelas trocas gasosas e provoca a hipoxemia (falta de oxigêneo no sangue. As vítimas tentam prender a respiração e debatem-se de forma desodenada, involuntariamente aspirando grande quantidade de água que encharca os pulmões. Em 10% a 15% dos casos de afogamento a morte ocorre em poucos minutos.