Conecte-se conosco

Política

Governo Bolsonaro é desaprovado por 60% do brasileiros, aponta pesquisa Atlas

Publicado

em

Economia é o maior problema para os brasileiros no governo Bolsonaro, diz pesquisa Atlas
Governo Bolsonaro é rejeitado por 60% dos brasileiros | Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Com informações do Jornal Diário do Povo

Pesquisa Atlas divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Atlas Político revelou o aumento da desaprovação do governo Bolsonaro. Segundo os dados do insituto publicados pelo Valor Econômico, 60% dos brasileiros avaliam o governo como ruim ou péssimo.

De acordo com os dados, apenas 19% avaliam o governo como bom ou ótimo. E a primeira vez que o número é menor que 20% na série histórica do Atlas.

Em um ano, percentual dos que aprovam governo Bolsonaro diminui 12%

Em novembro de 2020, portanto, há uma ano, quanto o instituto fez a mesma sondagem, 31% da população creditava ao governo uma avaliação de bom ou ótimo. O levantamento atual demonstra uma queda de 12% na popularidade do governo Bolsonaro.

A pesquisa ouviu realizada entre os dias 23 e 26 de novembro ouviu 4.921 pessoas, destas, 20% avaliam o governo como regular. A margem de erro é de 1%.

A economia é o maior problema para os brasileiros

Economia é o principal problema dos brasileiros, aponta pesquisa Atlas. Governo Bolsonaro amarga rejeição de 60%.
Ministro Paulo Guedes: rejeição do governo está associada ao cenário economico brasileiro | Foto: Gustavo Bezerra / PR

De acordo com o levantamento do Atlas, a economia é o maior problema para os brasileiros. Os entrevistados citaram cinco problemas relacionados à economia: pobreza e desigualdade (19,3%), inflação e preços em alta (16,7%), impostos altos e estado ineficiente (9,8%) e desemprego (6,8%).

Somados, os problemas citados relacionados à economia elevevaram a questão econômica para o principal problema do país com 59,1% das citações. Uma demonstração da insatisfação da população quanto ao desempenho do governo na área, o que pode implicar diretamente na rejeição ao presidente Jair Bolsonaro que no levamento atual alcançou 65%.

Corrupção é ainda é maior problema

A pesquisa revelou ainda que a corrupção continua sendo um problema para a maioria dos brasileiros. Como resposta única, ela superou todos os problemas econômicos citados individualmente, alcançando 21,4%.

O dado favorece a candidatura do ex-juiz Sérgio Moro que, em razão do seu trabalho à frente dos julgamentos da Lava Jato que levaram à condenação de empresários e políticos poderosos no Brasil, possui a imagem associada ao combate à corrupção.

Dados da Pesquisa Atlas / Valor Econômico

A pesquisa Atlas ouviu dos 4.921 pessoas de forma on-line, via convites randomizados, entre os dias 23 e 26 de novembro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e índice de confiança é de 95%.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Portal Capital Teresina | Jornal Diário do Povo | Editora Capital Teresina Ltda