Conecte-se conosco

Cidades

Covid Teresina hoje: hospitais particulares suspendem cirurgias eletivas

Rede pública e privada tem taxas de ocupação de leitos que atingem 100%

Publicado

em

Nem público e nem privado. Além do último decreto do governador Wellington Dias que suspendeu as cirurgias eletivas na rede pública, agora os hospitais particulares da capital suspenderam também as cirurgias eletivas. A medida tem o mesmo objetivo do decreto do governo do Piauí: desafogar os hospitais.

A situação da Covid em Teresina hoje é muito grave. A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivo para Covid-19 chegou a 100% em muitos hospitais particulares em Teresina. Na noite de quarta-feira (10) só haviam três leitos de UTI disponíveis na rede privada, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

A indisponibilidade de UTIs signfica o colapso na rede de saúde. Sem leitos disponíveis, pacientes vão morrer sem a assistência necessária para a gravidade do caso. Num esforço para oferecer mais leitos, hospitais e redes credenciadas de planos de saúde decidiram suspender as cirurgias eletivas. Apenas procedimentos de urgência, como cirurgias cardíacas, neurológicas e oncológicas serão atendidos.

A capital Teresina tem seis hospitais particulares, quatro deles não têm mais leitos de UTI Covid-19 disponíveis. A lotação é de 96%.

Colapso da covid em Teresina hoje: ocupação de Leitos em hospitais privados chega a 100%

Quatro dos seis hospitais particulares estão com taxa de ocupação dos leitos de UTI em 100%. Todos os seis estão acima de 80%. Número revela o colapso na saúde de Teresina.

Leitos de UTI Covid-19 em Hospitais Particulares

Nome do HospitalLeitos totaisLeitos ocupadosTaxa de ocupação
Unimed262492%
Prontomed2020100%
Hospital São Paulo66100%
Hospital São Marcos2121100%
Hospital Rio Poty7686%
Hospital de Terapia Intensiva55100%
Total UTI Particular Teresina858296%

Leitos de enfermaria Covid-19 em hospitais particulares

Nome do hospitalLeitos totaisLeitos ocupadosTaxa de ocupação
Hospital Rio Poty141071%
Hospital São Marcos251872%
Hospital São Paulo22100%
ProntoMed5660107%
Unimed594881%
Total leitos enfermaria particulares de Teresina15613888%

Unimed Teresina e Humana Saúde emitem comunicado

Dois dos principais hospitais com rede credenciada se manifestam sobre suspensão de cirurgias eleitvcas e sobre a gravida do problema da pandemia em Teresina. Veja:

Nota Humana Saúde

Como medida de segurança, proteção e respeito à vida dos colaboradores, profissionais de saúde e dos nossos clientes, devido ao aumento nos casos de Covid-19 no estado do Piauí, recomendamos a todos os médicos e hospitais da nossa rede credenciada, a não realização de cirurgias eletivas. Ficam apenas excluídos desta recomendação, os casos de cirurgias eletivas inadiáveis ou procedimentos considerados de urgência e emergência.

Esta medida é para a proteção de todos.

A Humana Saúde ainda ressalta, a importância de seguir os cuidados diários para evitar a propagação do novo coronavírus, com o uso da máscara, higienização das mãos e evitando aglomerações.

Dê prioridade à vida. Vamos juntos de mãos dadas, vencer essa guerra.


Nota Unimed Teresina

Cirurgias eletivas estão suspensas A Unimed Teresina informa que, devido ao aumento de casos de Covid-19 no Brasil e no Piauí, está suspendendo temporariamente as cirurgias eletivas nos hospitais da Unimed e rede credenciada.

A suspensão das cirurgias eletivas não abrange os procedimentos ambulatoriais, bem como cirurgias cardíacas, oncológicas, neurológicas, além de outras consideradas como urgentes.

As medidas emergenciais prezam pelo cuidado e segurança de nossos beneficiários e equipes de saúde.

Mais informações: (86) 2107-8000

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Portal Capital Teresina | Jornal Diário do Povo | Editora Capital Teresina Ltda