Conecte-se conosco

Nacional

ConecteSUS hackeado: aplicativo e sites do Ministério da Saúde foram invadidos na madrugada

Hackers invadiram o aplicativo e site do ConecteSUS na madrugada desta sexta-feira. Dados da vacinação desapareceram

Publicado

em

conectesus hackeado
Com informações do Jornal Diário do Povo

O aplicativo e sites do ConecteSUS e Ministério da Saúde ficaram foram do ar após um ataque hacker ocorrido na madrugada desta sexta-feira (10). O Ministério da Saúde informou que acinou a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional para investigarem a invação.

O ConecteSUS é a plataforma que disponibiliza os comprovantes de vacinação contra a covid-19. Ao todo, cinco serviços foram comprometidos: o e-SUS (sistema de notificação de casos de Covid), o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável pelas informações de vacinação da população, o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 e a Carteira Nacional de Vacinação.

Todos os dados de vacinação contra a covid-19 desapareceram do sistema.

O acesso a informações como agenda de consultas, exames e retirada de medicamentos continua ativo no ConecteSUS, segundo o Ministério da Saúde. O que caracteriza que o foco do ataque dos hackers estava nas informações da covid-19.

ConecteSus hackeado

O grupo “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético às plataformas digitais do Ministério da Saúde. Na madrugada, quem acessava os sites se deparava com a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ataque foi uma atitude criminosa. “Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, concluiu.

Se se precisar do certificado de vacinação?

Caso tenha necessidade de comprar a vacinação, até o retorno do sistema, as pessoas podem apresentar o comprovante físico de que recebeu a vacina contra a covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) está trabalhando na regularização dos sistema de informação das plataformas ConecteSUS e do Ministério da Saúde.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Todos os Direitos Reservados © 2021 | Portal Capital Teresina | Jornal Diário do Povo | Editora Capital Teresina Ltda