29/11/2017 - 16:09

Motoristas dizem que fechar ruas no Centro piora o trânsito

A medida será adotada a partir dessa sexta-feira

Autor: Claryanna Alves

Nesta sexta-feira (1°) terá início a Operação Natal Seguro. Durante o mês de dezembro, ações de trânsito e da polícia ajudarão a manter a circulação tranquila dos veículos e dos pedestres no Centro de Teresina. Uma delas é proibir a circulação de veículos nas ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes.

A medida, que é aplicada todo ano neste período, vem dividindo opiniões. Enquanto os comerciários esperam que isso ajude a melhorar as vendas, os motoristas dizem que isso piora o trânsito na região e dificulta o acesso até dos clientes.

“Não acho que isso é uma boa opção não. O carro não entrando na rua, fechando uma rua no Centro, já faz com que o fluxo de carro nas outras ruas aumente. O que deveriam era organizar, colocar mais guardas e fiscalizar direitinho. Hoje não vejo como uma alternativa boa. Antes tinha muita gente no Centro e isso fazia sentido porque eram mais pedestres, mas hoje o Centro está esvaziado. As pessoas vão mais para os shoppings, até lá para o Dirceu, na avenida principal”, conta o taxista Gabriel Lemos.

Já o gerente de loja Jodiel Gomes, diz que a Operação é importante para alavancar as vendas. “Neste período de fim de ano até o Ano Novo, as vendas melhoram, vem mais gente para o Centro comprar. Fechando os calçadões das ruas Álvaro Mendes e da Simplício, as pessoas conseguem andar mais tranquilamente, olhar as vitrines. Acho que vai ser bom para a gente”, explica.

A Operação Natal Seguro é uma parceria entre Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran PI) e Guarda Municipal.