27/03/2018 - 09:08

Igrejas realizam programação diversificada durante a Semana Santa

Além das missas, os fiéis terão procissões e vigílias

Autor: Thauana Cavalcante

No período da Semana Santa, as igrejas de Teresina preparam uma programação especial e diversificada para os fiéis. Na igreja católica, as celebrações iniciaram neste domingo, 25, com a missa de Ramos e seguem até o Domingo de Páscoa, dia 1° de abril. As congregações evangélicas também celebram a passagem deste período com cantatas de Páscoa.

De acordo com a programação divulgada pela Arquidiocese de Teresina, além das missas, o público contará com procissões, momentos de vigília e atividades litúrgicas associadas à expressão de fé e devoção.

O ponto alto da programação começa na quinta-feira, dia 29, quando se inicia o Tríduo Pascal. As atividades iniciam com a Missa da Ceia do Senhor onde foi instituída a Eucaristia e o Sacerdócio Ministerial. Também nessa celebração é realizado o momento do lava Pés que relembra o gesto de humildade e amor de Jesus.

Para a Igreja Católica, esse é o mais importante período do ano litúrgico. “O Tríduo Pascal que se inicia na quinta-feira Santa e vai até o Domingo de Páscoa é a celebração mais importante da Igreja, no Ano Litúrgico, por isso é importante que nós católicos valorizemos essas celebrações e participemos ativamente de cada uma delas”, diz o diácono Isaias Pereira, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Forania Leste).

No Domingo de Páscoa, a igreja católica irá realizar o Teresina Ressuscita Com Cristo, momento celebrado com todos os cristãos. As celebrações vão ocorrer em todas as igrejas católicas da capital.

“A Quaresma é um tempo que a Igreja reserva para que o católico faça uma revisão de vida e reveja suas ações. É também uma preparação para vivenciarmos de maneira mais plena a Páscoa do Senhor”, orienta o diácono Isaias Pereira.

As igrejas evangélicas também celebram a passagem da Semana Santa com bastante alegria, relembrando o sacrifício de Jesus na cruz pelos seus filhos. As congregações têm o costume de realizar cantatas de Páscoa, que são pequenos corais, sempre no Domingo de Páscoa, com a participação de peças de teatro e coro infantil.

Confira aqui a programação das igrejas:
Catedral de Nossa 
Senhora das Dores
Quinta-feira (29)
7h- Ofício Divino
19h- Missa da Ceia do Senhor
Sexta-feira (30)
7h- Ofício Divino
15h- Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto
Sábado (31)
7h- Ofício Divino
21h- Solene Vigília Pascal
Domingo (1)
7h30- Missa da Páscoa do Senhor
Igreja de Nossa 
Senhora do Amparo
Quinta-feira (29)
8h- Ofício Divino
17h- Missa da Ceia do Senhor
Sexta-feira (30)
8h- Ofício Divino
18h- Celebração da Paixão do Senhor
Sábado (31)
8h- Ofício Divino
20h- Solene Vigília Pascal
Domingo (1)
7h, 9h e 11h- Missa da Páscoa do Senhor
 Igreja de São Benedito
Quinta-feira (29)
6h30- Ofício Divino
17h- Missa da Ceia do Senhor
Sexta-feira (30)
6h30- Ofício Divino
14h- Via Sacra
15h- Celebração da Paixão do Senhor
Sábado (31)
6h30- Ofício Divino
19h- Solene Vigília Pascal
Domingo (1)
6h30, 9h e 11h- Missa da Páscoa do Senhor
Primeira Igreja 
Batista em Teresina
Domingo (1)
18h30- Cantata de Páscoa com o Coral Jovem


Fonte: Jornal Diário do Povo