11/08/2017 - 11:55

Festival de Holambra conta com mais de 200 espécies de plantas

O Festival de Flores traz mais alegria à cidade que um dia foi considerada “Cidade Verde”.

Autor: Thauanna Cavalcante

O Festival de Flores de Holambra, já que já está em sua 8ª edição, faz parte da programação de aniversário de Teresina, celebrado dia 16. O Festival fica na praça Pedro II até o dia 20 e traz aos teresinenses mais de 200 espécies diferentes de plantas. 

Foto/Francisco Gilásio 

Cactos, bonsais, plantas frutíferas, roseiras e samambaias estão entre as plantas que podem ser encontradas no local. Também chama a atenção do público uma grande quantidade de mudas da rosa do deserto, planta que se adapta muito bem ao clima de Teresina e de plantas carnívoras, muito vistas em filmes. “As plantas carnívoras chamam atenção, principalmente, das crianças. Além delas, a rosa do deserto também é bastante procurada”, diz Bruno Lira, um dos organizadores.

Segundo Bruno Lira, todas as plantas comercializadas no local podem ser cultivadas nesta região, por se darem bem com o clima. É preciso só que as pessoas tomem alguns cuidados quanto ao manejo e cultivo das mesmas em casa. É por isso que também serão ofertados cursos gratuitos dentro do evento, como compostagem, cultivo de rosas e rosa do deserto, paisagismo, dentre outros. 

O Festival de Flores traz mais alegria à cidade que um dia foi considerada “Cidade Verde”. Além disso, oferece ao público preços mais acessíveis. “Aqui você encontra plantas a partir de R$5,00”, diz Tertuliano Júnior, coordenador-geral do evento. 

Desde 2010, o evento vem crescendo e se consolidando. Esse ano, a expectativa de público é de mais de 45 mil pessoas. A entrada é gratuita e a renda adquirida com a comercialização dos produtos deve ser revertida para ações das entidades Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e Associação Beneficente Viva Bem, organizadoras do festival.

Foto/Francisco Gilásio 

Na manhã de ontem, muitas pessoas passaram pelo local. Uma delas foi a dona de casa Eva Barbosa, que adora plantas. “Eu gosto muito das palmeirinhas e das pimentas. Adoro cultivar isso em casa, por isso, vim hoje aqui dar uma olhada”, diz Eva, que visita pela primeira vez o festival. 

A tecnóloga em gastronomia Bruna de Oliveira visita o evento todos os anos e sempre leva rosas para casa. “Eu adoro flores, por isso visito o Festival. Esse ambiente nos traz alegria e remete a nossa tradição do amor pelas plantas, já que um dia fomos chamada de Cidade Verde”, comenta Bruna.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), apoia o Festival que, a partir do dia 16, ocorrerá simultaneamente no Teresina Shopping. “Esse é um evento muito importante para Teresina, por isso, nós apoiamos, tanto no que diz respeito à estrutura e apoio logístico. Lá vai acontecer exposição e comercialização de flores e plantas, além de palestras sobre sustentabilidade. O Banco Popular também estará presente, mostrando as possibilidades de microcrédito para a população”, destaca Ricardo Bandeira, gestor da Semest.

 


Fonte: Diário do Povo