21/02/2018 - 20:15
Créditos: Oposição a Wellington Dias

Chapa tucana pode mudar com volta de Silvio Mendes ao partido

Partidários do ex-prefeito fazem movimento para seu retorno ao PSDB

Autor: Redação

Desde que trocou o PSDB pelo Progressistas, o ex-prefeito Silvio Mendes mantinha-se em silêncio diante das movimentações políticas em torno das eleições 2018. Ausente de todas as tratativas, era previsível seu desconforto diante do seu atual partido fazer parte da base do governador Wellington Dias (PT). Nesta semana, Silvio quebrou o silêncio e manifestou apoio ao ex-correligionário Luciano Nunes (PSDB), pré-candidato ao Governo do Estado. Ao afirmar que apoia um candidato de oposição ao PT, Silvio Mendes tirou um peso de suas costas, e depositou sobre os ombros do senador Ciro Nogueira(PP) e do prefeito Firmino Filho(PSDB) um incômodo político cujas consequências eleitorais ainda são imprevisíveis.

Há meses, Silvio Mendes afirmou que "Não gostaria de morrer, sem ver o prefeito Firmino Filho, como governador do Estado do Piauí ". Ao depositar suas esperanças em Luciano Filho, o ex-prefeito sinaliza a possibilidade de retornar ao ninho tucano. Sua densidade eleitoral e o fato de já ter sido candidato a governador em 2010, naturalmente, provocaria uma mudança de posição entre Silvio e Luciano. Não seria surpresa, portanto, se a partir do mês de abril, Silvio Mendes assumisse a posição de candidato a governador do Piauí.

A possibilidade é alimentada pelo desejo de alguns secretários municipais da Prefeitura de Teresina que vêem no ex-prefeito tucano, momentaneamente progressista, um candidato forte para vencer a disputa pelo Palácio de Karnak. Caso isso ocorra - e na política tudo é possível - todo o cenário político das eleições 2018 no Piauí seria alterado e mais "saias justas" seriam criadas.

Em meio ao contexto, a declaração de Silvio Mendes, colhidas "ingenuamente" por um repórter da Rede Meio Norte ,aparenta muito mais um ensaio do que virá pela frente do que algo espontâneo. Por que alguém que estava tão distante do processo foi repentinamente provocado para declarar sua posição política? Puxaram um novo fio no novelo da eleições.