04/01/2017 - 17:08

UPA de São Raimundo Nonato será inaugurada nesta sexta (6)

A unidade tem capacidade para atender uma população de até 100 mil habitantes

Créditos: James Almeida UPA de São Raimundo Nonato UPA de São Raimundo Nonato

O governador Wellington Dias e o secretário da Saúde, Francisco Costa, inauguram, na próxima sexta-feira (6), em São Raimundo Nonato, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade tem capacidade para atender uma população de até 100 mil habitantes, cobrindo os 18 municípios que integram o território da Serra da Capivara.

A UPA tem capacidade média de atender 150 pacientes por dia em sete leitos de observação e dois de estabilização acompanhados 24 horas por profissionais de saúde, dispondo dos serviços de urgência e emergência.

A unidade realizará, também, atendimentos clínicos, pediátricos e traumatológicos. Para os casos de maior complexidade, por meio da Central de Regulação, o paciente será encaminhado para um hospital de referência. Com a inauguração da UPA, o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz funcionará como hospital de retaguarda.

A inauguração da UPA permitirá o avanço na oferta de serviços no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, “já que conseguiremos dar agilidade à construção do Centro de Parto Normal e da Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital. Nesse esforço conjunto daremos à região condições de aumentar sua capacidade de resolver as demandas de saúde da população”, disse Francisco Costa.

Além da inauguração da UPA, Wellington Dias e Francisco Costa irão visitar as obras de construção do Centro de Parto Normal (CPN) e dos dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Comuns (Ucinco) do Hospital Regional.

A Unidade de Cuidados Intermediários contará com dez leitos e o Centro de Parto Normal disporá de cinco salas Pré-paro, Parto e Pós-parto (PPP), para realização de partos humanizados.


Fonte: Assessoria de Imprensa