09/03/2018 - 08:55

Base e oposição se articulam em torno da formação de chapinhas

Encontro entre pequenos partidos aconteceu em almoço realizado na capital

Autor: Manoel José

O presidente estadual do Partido Popular Socialista (PPS), Celso Henrique, reuniu líderes partidários em um almoço para oficializar o convite aos integrantes da REDE para que possam fazer parte da chapa que está sendo montada com partidos emergentes.


No almoço estiveram presentes líderes do PPS, REDE, PRP e PHS. Além deles, o Podemos, PMN, PV, PPL e PRTB farão parte do chapão que disputará cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O grupo irá apoiar a reeleição do governador Wellington Dias.


Em entrevista ao Jornal Diário do Povo, o presidente estadual do PPS, Celso Henrique, disse que o almoço serviu para oficializar o convite aos integrantes da REDE. Segundo ele, o convite foi aceito de imediato.


"Estiveram presentes alguns líderes, mas os do Podemos, PMN, PV, PPL e PRTB não puderam participar. O motivo do encontro foi convidar o grupo do REDE para participar da chapa, no que foi prontamente aceito.

O deputado estadual Fernando Monteiro, presidente estadual do PRTB, disse que o grupo está fechado e anunciou a formação da chapa com quatro partidos, no entanto, a possibilidade de outros partidos participarem não é descartada. A meta é eleger três deputados estaduais e um federal. 

Chapinha da oposição

Enquanto a base monta seus grupos em torno da disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, a oposição também se movimentar. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), convocou alguns vereadores e planeja montar uma chapa com pelo menos 20 nomes para tentarem eleger um representante na Câmara Federal. O nome da vez é do vereador Joninha.

"O prefeito chamou para ser candidato a deputado federal. Ele quer ter esse vereador de Teresina para ajudar nas grandes obras que a cidade precisa. Teresina sofre muito com essa questão da distribuição de emendas e ele sozinho não tem como fazer nada. Estamos na pré-campanha", disse o vereador.

Joninha afirmou ainda que outros nomes estão sendo procurados pelo prefeito e captados para que possam dar mais densidade ao grupo que está se formando. Entre eles, a vereadora Graça Amorim (PMB), líder do Governo na Casa e do vereador Pedro Fernandes (PRP). 

"Estamos chamando colegas vereadores que possam somar nessa luta. O Pedro Fernandes e a Graça Amorim são alguns e nossa meta é fazer uma chapa com pelo menos 20 candidatos e eleger um federal com 40 ou 50 mil votos", completou Joninha.


Fonte: Jornal Diário do Povo