versão para impressão

Matéria publicada: 14/03/2018 - 08:31

Moedas estão virando produtos raros no comércio de Teresina

A prática de guardar é um dos principais motivos

Autor: Lucas Pessoa

A falta de moedas é o maior obstáculo para lojistas na hora de passar o troco, quanto menor o valor da moeda, maior é a dificuldade. Alguns acabam procurando meios para conseguir moedas, seja por meio de trocas com outros comerciantes ou placas de aviso para os clientes. De acordo com o Banco Central, a prática de guardar dinheiro é um dos principais motivos da escassez das moedas no mercado.

Mas nem todos os comerciantes têm a dificuldade de falta de moedas, como é o caso de Robson da Costa, que trabalha 10 anos vendendo produtos de pouco valor. “Eu acabo tendo um fluxo muito grande de moedas todos os dias, mas em compensação o tanto de pessoas que me procuram para trocar moedas é muito grande. Às vezes, lotéricas, farmácias e colecionadores trocam moedas comigo. Quando eu tenho, troco. Agorinha mesmo, troquei 30 reais em moedas”, conta.

Para os lojistas que procuram a alternativa de troca de cédula em moedas, é a dificuldade na hora de passar o troco. “São poucos os clientes que andam com moedas, principalmente as com valores mais baixos, como 5, 10 ou 25 centavos. Eu acabo tendo que procurar outras alternativas, como recomendar aos clientes que estamos precisando de moedas e eu acabo procurando quem tenha moedas também para poder trocar”, conta Karine Ribeiro, operadora de caixa.


Fonte: Jornal Diário do Povo