versão para impressão

Matéria publicada: 12/01/2018 - 15:29

Chuvas de granizo podem voltar a acontecer no interior do Piauí

Esse tipo de precipitação acontece em áreas quentes

Autor: Claryanna Alves

Os campomaiorenses foram surpreendidos ontem (10) por uma chuva de granizo. A chuva veio acompanhada de fortes ventos. Esse tipo de precipitação, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, costuma aparecer nas áreas tropicais e quentes.

“A chuva de granizo é característica desta época do ano porque ainda está quente. 99% dos casos são após uma tarde bem quente. O que é necessário para que ela ocorra: nuvem propícia de tempestade, muito fria, e o calor que sobe da superfície. Se não tiver nuvem não adianta. A queda do granizo é algo isolado, não acontece em toda uma cidade”, explica a meteorologista.

Sônia observa que quando essa nuvem forma-se na atmosfera em temperaturas extremamente baixas, a precipitação da chuva, ou de parte dela, acontece na forma de pequenos pedaços de gelo. Com os ventos, eles se chocam e crescem, tornando-se pesadas e precipitando.

Segundo ela, esse tipo de fenômeno pode voltar a acontecer no Piauí, mas que em Teresina é muito difícil que ocorra. Diz ainda que o período chuvoso já iniciou e deve se estender até março. “Pode voltar a acontecer, mas não é comum de ter todos os dias. Em Teresina é muito difícil de acontecer. Por enquanto, a previsão é que esta semana ainda chova e dê uma regredida, mas de janeiro para fevereiro e março ainda chova bastante”, diz.