versão para impressão

Matéria publicada: 06/12/2017 - 15:23

Bom Jesus recebe a 2ª edição do Salão do Livro

Evento acontece de 6 a 8 de dezembro, no campus da UFPI

Autor: Thauana Cavalcante

Esta semana, o Salão do Livro desembarca em Bom Jesus, cidade ao Sul do Estado. Em sua segunda edição, o SaliBom será realizado de 6 a 8 de dezembro, no Campus Professora Cinobelina Elvas- Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contará com palestras, feira de livros, bate-papos, exposições e shows.

A abertura, hoje, dia 6, será às 9h da manhã com uma homenagem as professoras Ivanilde Borges e Cláudia Figueiredo (in memorian) e show de humor com Vinícius Karcan. Depois haverá palestra com o escritor e professor de história Marcos Vilhena, a professora transexual Danny Barradas, uma das participantes mais esperadas pelo público da região e o escritor Alfredo Werney. A partir das 21h, as bandas Radiofônicos (Teresina) e Acordes (Bom Jesus) se apresentam no campus da UFPI.

O Salão do Livro de Bom Jesus também contará com as presenças do escritor e jornalista carioca Gustavo Lacombe, poeta e compositor maranhense Salgado Maranhão, poeta e jornalista José Inácio Vieira e autores piauienses como Cineas Santos e Júnior Vianna. A grande novidade desta edição é um bate-papo com o trio BR-O-BRÓ- Laís Rosa/PI, Alexandre Nolleto/PI e Affonso Celso/PI- escritores que contam juntos mais de 500 mil seguidores no Ig.

O evento assume o formato dos outros salões, contando também com o benefício do cheque-livro. Nesta edição, estão sendo investidos R$40 mil em cheque, que poderá ser usado por cerca de 4.000 alunos da rede pública estadual de ensino.

“O Salão de Bom Jesus chegou a sua segunda edição e mantém o mesmo formato dos outros salões no Estado. Com esta programação esperamos receber um grande público de todas as regiões do Estado, principalmente do Sul. Com mais este evento em Bom Jesus, o Salão do Livro entra para o calendário cultural da cidade”, afirma Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote.

Bom Jesus, a 636 Km de Teresina, está localizada na região do Vale do Rio Gurgueia. A cidade é muito rica em água subterrânea, mas é carente de eventos culturais. “Nós temos em Bom Jesus poucos eventos culturais, um deles é o Festival de Rabecas, evento mais voltado para a música. Com o Salão do Livro estamos levando para a cidade algo multicultural, que envolve leitura, música, arte e muito mais”, destaca Kássio.

Os salões regionais do livro são realizados pela Fundação Quixote. No próximo ano, as cidades de São João do Piauí e Floriano devem receber o evento pela primeira vez. Também haverá a retomada do Salipa- Salão do Livro de Parnaíba, que costumava ocorrer no maior centro cultural da cidade, o Porto das Barcas. Os salões dão oportunidade a novos autores e incentivam a leitura como agente de transformação social.