19/05/2017 - 17:00

Seminário Direito e Cidadania discute sobre as reformas do país

O tema deste ano trata sobre o Direito em Reformas

Na noite desta quinta-feira (18) aconteceu no auditório da OAB- PI a abertura da 14ª Edição do Seminário Direito e Cidadania 2017. O evento é uma realização do Instituto Camillo Filho (ICF) com apoio da OAB-PI e Comissão de Educação Jurídica OAB-PI. O seminário segue até o dia 20 de maio reunindo estudantes, professores e profissionais da área do Direito.

O tema deste ano trata sobre o Direito em Reformas, um assunto bem atual diante situação politica do país. O Direito brasileiro tem propostas de reformas nas mais diversas esferas: trabalhista; previdenciária; tributaria e politica. A programação trata sobre o temos por meio de palestras, conferências e mesas redondas.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Juiz Federal e Professor do ICF, Pofº Nazareno Cezar Moreira Reis, que abordou as reformas que aconteceram a partir de 1988. “Me sinto muito horado em participar de uma conferência dessa natureza. O tema Direito em Reformas é um tema vastíssimo e acabou sendo uma rara felicidade após os acontecimentos com o presidente do país. Precisamos falar sobre o assunto, pois com a atual situação nós já não sabemos se essas reformas que estão tramitando no Congresso irão efetivamente chegar ao seu termo. Nós estamos vivenciando um momento muito grave e essas discursões se tornam indispensáveis”, argumentou o palestrante.

O seminário tem o objetivo de discutir com profissionais, professores, alunos e operadores do direito sobre essas temáticas para firmar posições e reflexões baseada em argumentos sólidos.

“Os últimos acontecimentos nos deixam uma sensação de desamparo e desesperança, mas viemos aqui para discutir temas que estão à flor da pele, que são todas as reformas que estão sendo propostas. Nosso objetivo é preparar os alunos para essa nova realidade e encoraja-los para que eles não parem diante das dificuldades e nunca desistam”, destacou a Coordenadora do Curso de Direito do ICF e coordenadora do Seminário, Profa. Dra. Adriana Borges Ferro Moura.

Para a estudante do segundo período de Direito, Monique Mendes Reis, o seminário ajuda a compreender melhor a situação atual do país. “O tema desse ano se encaixa perfeitamente no cenário atual, o que é muito bom porque nos ajuda a entender como chegamos nessa confusão que vivemos hoje. A palestra do Profº Nazareno faz um retrospecto de todo processo de reformas. E outras palestras vão nos fazer compreender a necessidade e eficácias delas. Isso é muito importante para nós, futuros operadores do direito, que estamos sendo construídos em meio a tanta instabilidade”, pontua.


Fonte: Assessoria de Imprensa