17/09/2017 - 17:00

Salve Rainha inicia Temporada de Primavera

O evento começa a partir das 16h

O Coletivo Cultural Salve Rainha inicia este domingo (17) mais uma ação. É a Temporada de Primavera 2017, que traz a ocupação de um novo local: A Praça Saraiva, maior praça de Teresina. O evento começa a partir das 16h.

A Temporada acontecerá em uma sequência de quatro domingos, entre os meses de setembro e outubro, buscando dar visibilidade e ressignificar o espaço da praça que ainda se mantém ocioso e subutilizado fora do horário comercial. O coletivo ainda destaca que o objetivo também é pensar na manutenção desses locais, criando ambientes sociais de interação.

Foto: Divulgação/Igor Prado

O local é bastante representativo, pois a praça está localizada no terreno da antiga Casa-Grande da Fazenda Chapada do Corisco, onde Teresina começou a ser construída. Nos anos 70, o complexo da Praça Saraiva va foi centro para manifestações artísticas de feira e artesanato piauiense, atividades que aconteciam com o propósito de movimentar o cenário artístico e cultural da cidade.

‘’Os eventos que aconteciam há décadas atrás se perderam no tempo e hoje, quem passa pela Praça Saraiva, não consegue mais enxergar a sua riqueza história e foi por isso que o coletivo escolheu para ser o local da Temporada de Primavera. Precisamos valorizar o que a nossa cidade já nos oferece e reviver aquele lugar que está marginalizado com novas histórias, movimentos e alegrias’’, diz Renata Reis, presidente do Coletivo Salve Rainha.

O Salve Rainha é um estudo, uma tecnologia social de valorização do patrimônio cultural de Teresina, feito por pessoas que colaboram de modo voluntário para elaboração de um projeto que contemple feira, galeria de arte e espaço para apresentações e performances.


Fonte: Thauana Cavalcante