11/07/2017 - 11:45

Arte santeira ganha destaque em Parnaíba com exposição

Mostra conta com quase 50 peças.

Autor: Thauanna Cavalcante

A Arte Santeira do Piauí ganha mais uma vez destaque, desta vez, na exposição “Arte Santeira: Patrimônio de Todos”, que estará aberta de 12 a 30 de julho, no Casarão Simplício Dias, em Parnaíba, Norte do Estado. A mostra conta com quase 50 peças, dentre elas, a Santa Ceia, e mescla temas religiosos e nordestinos.

Foto/Francisco Gilásio 

Participarão da exposição os Mestres Valdir e Dim e a professora Maria dos Remédios. Além da divulgação das peças, algumas com até 1 metro, o evento quer formar novos alunos de arte santeira na cidade. “A nossa proposta é mostrar a arte santeira e fazer novos artistas, tendo em vista que a arte em Parnaíba está em declínio, já que muitos artistas estão ficando mais velhos e abandonando a profissão. Não queremos deixar a arte santeira morrer no Piauí”, destaca Mestre Valdir.

As oficinas serão ministradas pela professora Maria dos Remédios, que começou na profissão há pouco tempo. Do entalhe em madeira, ela tira porta chaveiro, caixinhas de madeira e até baús, que servem para guardar mantas, redes ou servir como decoração de casas. “Nós vamos para lá também para ensinar, pois esta é uma arte muito bonita. E a mulher é qualificada para isso, tem delicadeza, mostra uma diferença. Meu objetivo é repassar esses conhecimentos, pois esta arte é uma herança nossa, é um talento da nossa terra”, comenta Maria dos Remédios. 

A exposição ficará aberta a visitação dos parnaibanos e turistas. No local também haverá venda das peças. “Nós vamos vender as peças, mas a nossa preocupação não é só essa. Nós também queremos mostrar ao público como elas são feitas e de que são feitas”, afirma o Mestre Dim.

A exposição “Arte Santeira: Patrimônio de Todos” é uma parceria da Marinha do Brasil junto com a Prefeitura de Parnaíba. A solenidade de lançamento terá a presenta do secretário de Cultura da cidade, Teófilo Lima. 

Foto/Francisco Gilásio 

A arte santeira do Piauí também já foi destaque fora do Estado, em uma exposição no Senado Federal, em Brasília (DF). Obras de 98 artistas piauienses foram expostas na 2ª Mostra Cultural Arte Santeira e Profana do Piauí, realizada no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima. 

Dentre os artistas contemplados na exposição, destacaram-se os Mestres Costinha, Cornélio, Paquinha, Junho, Maurício, Raimundo José, Seu Ribamar (ambos de Teresina); Farias (de Campo Maior); Mestre Araújo e a esposa Verônica (Pedro II); Mestres Guilherme, Antônio Carlos Reis, Danilo, Paulo Gaspar, Antônio Oliveira, Chico Ribeiro, Juca Lima e Toinho (ambos de Parnaíba). Além desses, havia obras de Mestre Dezinho (1916-2000), o precursor da arte santeira no Piauí, e do Mestre Expedito.


Fonte: Diário do Povo