19/04/2017 - 16:12

Instituições filantrópicas recebem treinamento sobre gestão do Terceiro Setor em Teresina

A Rede Filantropia proporciona de forma gratuita palestras em todo o Brasil

Diversas instituições filantrópicas, organizações e associações de Teresina participam nesta quarta-feira (19), do Seminário Filantropia Itinerante - Gestão do Terceiro Setor. O evento, realizado pela Rede Filantropia em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI), abordou temas como captação de recursos, legislação, contabilidade e tecnologia para instituições sem fins lucrativos.

De acordo com a contadora da Rede Feminina, Conceição Campelo, o evento é muito importante para que as instituições se desenvolvam de forma correta. “Nós como organização sem fins lucrativos precisamos sempre buscar mecanismos de aprimorar nosso trabalho, seja ele nas diversas instâncias. Receber esse treinamento é uma oportunidade única de aprender a administrar nosso trabalho enquanto instituição social”, disse.

A Rede Filantropia proporciona de forma gratuita palestras em todo o Brasil. Segundo a diretora administrativa da instituição, o evento já aconteceu em mais de 40 cidades. “Atuamos com os ciclos itinerantes desde 2015 levando palestras para o terceiro setor. Nosso objetivo é levar ferramentas e também conhecimento de forma simples, para que as organizações tenham estrutura suficiente para crescer e desenvolver suas atividades corretamente”, explicou Thaís Iannarelli.

O evento que ocorre até as 17h30min, conta com palestrantes de diversas áreas ligadas ao setor tecnológico, de desenvolvimento e prestação de contas. O advogado Danilo Tiisel palestrou sobre os aspectos jurídicos na captação de recursos. “Hoje nós trouxemos informações de forma bem específica e simples sobre os cuidados que as instituições devem ter na atividade de captação, como elas devem se preparar juridicamente para atuar de forma regulamentada, além de explicações sobre estatutos e tributos relacionados ao terceiro setor”, esclareceu o palestrante.

A presidente da RFCC-PI, Carmen Campelo, afirmou que a parceria com a Rede Filantropia é muito importante para a disseminação de atividades no terceiro setor. “Esse evento nos motiva a buscar conhecimento e aprimorar nosso trabalho que é ligado diretamente ao filantrópico. Com a realização do seminário, entidades e voluntários que atuam nesse seguimento terão a oportunidade de se qualificar ainda mais por meio das palestras apresentadas”, destaca a gestora.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa