09/10/2018 - 14:12

Jungmann critica falta de debate sobre o sistema penitenciário

Segundo ele, é o “principal problema relacionado à segurança pública”

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, criticou hoje (9) o debate entre os presidenciáveis nas eleições deste ano por não abordar o tema da crise no sistema penitenciário brasileiro, que, segundo ele, é o “principal problema relacionado à segurança pública”.

“No debate presidenciável apenas digo o seguinte, que é fundamental isso [sistema penitenciário] e eu não tenho visto em grande medida”, disse Jungmann após assinar acordos de cooperação link 1 sobre o tema no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Isso porque o sistema penitenciário não dá voto”, afirmou.

O ministro avaliou que o debate público se concentra em medidas a serem tomadas até o momento da prisão do criminoso, mas que a partir daí não são apresentadas medidas para que o preso não saia da cadeia pior do que entrou.

“A população que tem medo, se sente amedrontada, ela leva o debate atá a prisão daquele que cometeu o crime sem se dar conta que daí em diate tem que continuar a responsabilidade do Estado e da sociedade, porque um dia ele voltará para a rua, ele pode voltar devidamente punido e com condições de se ressocializar e ser integrado ou ele pode voltar pior. E aá a gente tem que evitar que o pior aconteça”, disse o ministro.


Fonte: Agência Brasil